terça-feira, 13 de maio de 2014

15 Superalimentos Para Crianças


A revista americana Parenting listou 15 superalimentos para bebês e crianças que são nutritivos na medida certa!

Ovos: ricos em proteína e um dos poucos alimentos que naturalmente contém vitamina D, elemento que ajuda o corpo a absorver cálcio. A ingestão de proteínas pela manhã ajuda os pequenos a se sentirem saciados por mais tempo, o que é uma ótima solução para aqueles que precisam de vários lanchinhos ao longo da manhã.
Aveia: Pesquisas mostram que crianças que comem aveia regularmente têm maior poder deconcentração na escola. Grão integrais ricos em fibras, como a aveia, demoram mais para serem digeridos, fornecendo, assim, uma dose extra de energia que as crianças tanto precisam.
Frutas: todas as frutas são boas para crianças, por serem fontes de vitaminas e mineraisessenciais. Para obter todos os benefícios nutricionais, ofereça uma gama variada de frutas diariamente, como melão, laranja, kiwi e frutas vermelhas.
Castanhas: todos os tipos de castanhas, como nozes, avelãs, castanha-do-pará, amêndoas e castanha-de-caju, por exemplo, são feitas de gordura boa, supernecessária para o crescimento e desenvolvimento infantil, assim como para a saúde do coração. Ingerindo um pouco de gordura boa pela manhã, suas crianças receberão uma dose extra de energia.
Leite: proteína e cálcio de derivados do leite são combustível para o corpo e para o cérebro.Proteína ajuda na formação do tecido cerebral, e o cálcio do leite mantém os ossos e os dentes fortes.
Mirtilo (blueberry): esta frutinha não é tão comum no Brasil, mas não é impossível de encontrar. Pesquisas sugerem que o mirtilo protege o corpo contra doenças cardíacas e diabetes, melhoram afunção cerebral, ajudam na redução de gordura tóxica da barriga, um tipo específico de gordura que é ligado à obesidade e síndrome metabólica.
Tofu: alimentos derivados da soja são excelentes fontes de proteína magra, e têm benefícios potentes anticâncer. Tofu também é excelente para meninas por ter efeito protetor durante o crescimento do corpo e dos seios. Você pode introduzir o tofu no dia-a-dia do seu filho adicionando este superalimento a omeletes ou molhos de macarrão, por exemplo.
Tomate: são ricos em licopeno, uma substância anticancerígena. Cozinhar os tomates é ainda melhor que come-los crus, pois o processo de aquecimento solta ainda mais essa substância. Use azeite de oliva no processo de cozimento, pois esta gordura boa ajuda na absorção do licopeno.
Iogurte grego desnatado: este tipo de iogurte é conhecido por conter uma bactéria queimpulsiona imunidade e ajuda na digestão, além de ter de duas a três vezes mais proteínas e menos açúcar que os iogurtes comuns.
Repolho: vegetais crucíferos (repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, nabo, agrião, rabanete, repolho, mostarda) são ricos em fitonutrientes conhecidos por diminuir os riscos de se poder ter diversos tipos de câncer, além de ajudar na digestão. Também ajudam a limpar toxinasdo organismo. O repolho em si é recomendado para crianças por ser crocante e ter um gosto menos forte do que outras folhas usadas em salada, como rúcula e agrião.
Salmão: rico em ômega-3, gordura conhecida por impulsionar o desenvolvimento cerebral, afastar a depressão, e possuir incríveis princípios antiinflamatórios. Fique atenta na hora de comprar: o ideal é o salmão que não é criado em cativeiro, pois tem menos mercúrio e mais ômega-3.
Cacau: contém uma das maiores concentrações de flavonóides, um composto conhecido por melhorar a pressão sanguínea, e a saúde oral e do coração. Também pode proteger a pele de queimaduras solares. Procure sempre o pó 70% cacau e que não seja processado com álcali, pois esta substância remove praticamente todos os flavonóides.
Feijão preto: excelente fonte de proteínacálcio e fibras. Quanto mais escuro o feijão, melhor. Também ajudam na prevenção de doenças cardíacas e colesterol alto (só não vale cozinhar com muito bacon e linguiça!).
Manjericão: esta erva é cheia de antioxidantes, como vitaminas A, C e K, assim como ferro, potássio e cálcio – e também pode ajudar na digestão. Algumas pesquisas apontam que o manjericão pode até ajudar a diminuir dores de cabeça. Você pode fazer um pesto e servir com pasta, ou ainda cortar em pedaços bem fininhos e misturar em outros alimentos.
Canela: pesquisas mostram que esta especiaria pode ajudar a regular a pressão sanguínea, e também a minimizar aquelas famosas perdas de energia no meio da manhã (eufemismo para “birra” infantil). Para introduzir este item na dieta do seu filho, polvilhe a canela sobre mingau, cereal matinal, panquecas e iogurte. Também vale adicionar canela àquelas famosas receitas de bolo ou de biscoito.
Fonte: http://blog.alphabeto.com/15-superalimentos-para-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário